Wednesday, January 17, 2007

Internet para acabar com a fila

Serviço do INSS vai permitir que segurado dê entrada em todos os benefíciospela rede e só vá a agência para entregar os documentos.

O presidente do INSS, Valdyr Moysés Simão, anunciou ontem a visita aos CIDs (Centro de Inclusão Digital), em Duque de Caxias, três grandes medidas para combater as filas. A partir de 10 de abril, entrará em operação um novo sistema de internet para receber pedidos de todos os tipos de benefícios. Pelo novo sistema, os trabalhadores poderão agendar perícias e dar entrada pela web e só vão precisar ir à agência, com hora marcada, para apresentar a documentação e ter o atendimento classificado como conclusivo. O objetivo é fazer com que o segurado fique, no máximo uma hora na agência.
Simão explicou que, se o trabalhor for à agência com toda a documentação exigida no horário previamente agendado, o perito ou servidor que analisa o benefício dará a resposta na hora. "Com isto, o atendimento será agilizado. A dinâmica fará com que o segurado passe, no máximo uma hora na agência, depois de ter dado entrada no pedido pela internet", garante o presidente do INSS

Projeto vai levar peritos até as comunidades
Durante a visita também anunciou que está em curso uma licitação para contratação de nova empresa de call center para, a partir de maio, estender o serviço a distância por telefone para todos os segurados do país - experiência que já começou na Bahia e será implantada na Grande São Paulo este mês. "Tudo vai depender do andamento da licitação", informou Simão.
Outra novidade anunciada é quea partir de do segundo semestre, os novos peritos, que estão sendo contratados por meio de concurso público, deverão dar início a um novo serviço, em que o perito vai a comunidade. Em vez de o segurado ir à agência, um consultorio móvel equipado especialmente para a perícia médica - que possivelmente será instalado em um ônibus - deverá ir à casa do trabalhador.
"Isto evita um enorme desgate de segurados que estão com problemas de saúde e precisam ir às agências para a perícia médica. A experiência dos CIDs, com acesso gratuito à internet e monitores treinados para auxiliar segurados e agendar serviços no INSS via web, elevou o percentual de aesso de segurados de 10% para 50% aqui em Duque de Caxias" informou Simão. O segurado fica à vontade com alguém da sua comunidade para ajudá-lo. Poupa tempo, evita filas e resolve o problema, avaliou Simão.

Parcerias locais facilitam o acesso dos segurados aos serviços alternativos.

No CDI Figueira, em Duque de Caxias, o presidente do INSS acompanhou o caso do servente de pedreiro José Severino Santos, 53 anos, que recebe auxilio-acidente desde 1982. Ele pretende entrar com pedido de reconsideração e transformar o auxílio em aposentadoria por invalidez. "O benefício não dá direito a pensão para minha mulher e filhas", justificou. José Severino no entanto não levou o número do PIS, necessario ao acesso ao sistema da Previdência. O monitor Alisson Cabral que foi treinado peloINSS para atender aos casos forneceu as explicações ao segurado.
"Monitores como Alisson, estão se tornando especialistas em Previdência. O CID é útil porque permite que o segurado vá em casa e volte, no mesmo dia, sem fila, com o documento que faltou. ele está perto de casa. É importante que os segurados levem o número do PIS, CNPJ da empresa ou CPF do empregador. A Carteira de Trabalho tem os dados" recomendou Simão.
Segundo Simão, outras parcerias estão sendo negociadas em todo o país. O INSS te, 100agências, o que cobre apenas 20% dos miunicípios. Fechamos com o Banco do Brasil na semana passada, que tem 1500 telecentros minilocalizados em bairros de periferia. Também queremos aumentar a participação das empresas na intermediação dos benefícios de seus empregados. Hoje, recebemos 150 mil requerimentos de empregados e outros 150 mil de autônomos" explica Simão.
Maria de Lourdes Nascimento, ficou satisfeita. Foi ao CID para fazer uma simulação de contagem de tempo de serviço. "Quero saber quanto trempo falta para eu me aposentar. Tenho 27 anos de trabalho." As atendentes me explicaram que é não preciso ir à agência e enfrentar toda aquela fila. Tenho computador mas o atendimento aqui é especializado.

Monitores para novo internauta

No Rio, há Centrops de Inclusão Digital (CIDs) em 22 comunidades carentes de Caxias, uma de Belford Roxo e outra em São João de Meriti. Os CIDs são locais que fornecem acesso gfratuitos a internet, com ajuda de monitores de 8h às 20 h, em projeto financiado pela FINEP (Financiadora de Estudos de Projetos), ligada ao Minstério da Ciência e da Tecnologia.
Desde janeiro, parceria do INSS com o Instituto Decide e a Feuduc foi firmada para reduzir as filas. Duque de Caxias tem somente um posto do INSS. Segundo dados do Decide, de 30 de janeiro a 17 de marços os CIDs atenderam a 1730 pessoas.
O presidente do Decide, Celso PAnsera, diz que é preciso fazer com que as pessoas acreditem na possibilidade de resolver problemas pela Internet. "Ainda falta esta cultura", avaliou. Para reduzir o problema, mesmo que a pessoa não saiba usar o computador, ela terá a ajuda dos monitores.
De acordo com o Deputado Alexandre Cardoso, o Orçamento da União, aprovado quinta feira, prevê R$10.250 milhões para expandir o projeto do CID. São João de Meriti, Belfor Roxo e Magé vão ganhar novos pontos de acesso gratuíto à internet. "O orçamento também já garantiu recursos para a compra dos ônibus para o projeto do perito nas comunidades", adiantou.

ANOTE:

» Horário de funcionamento dos CIDs: das 8h às 20h
» O acesso é gratuito
» Cada internauta pode ficar no máximo 30 minutos acessando a internet
» Todas as salas tem monitores treinados para ajudar os visitantes
» Não é preciso conhecer a internet para acessar as páginas. Em cada sala há um computador exclusivo para acesso ao INSS
» É preciso levar o número do PIS ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) para ter acesso aos dados da Previdência Social. Também é sugerido levar o o CNPJ da empresa ou o CPF do empregador. Essas informações estão na carteira de trabalho.

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